quinta-feira, 10 de outubro de 2013


O Turismo é um dos principais atrativos da Nova Zelândia e isso irá se refletir na grande maiorias dos serviços e atendimentos. Todas cidades turísticas são equipadas com os centros de informação ao turista – I-site onde o turista poderá obter informações de todas as atrações da região e acomodações. 

O país é conhecido por suas grandes belezas naturais, com belas praias, vinícolas, pastos com carneiros, vulcões e até montanhas para esquiar. São paisagens inesquecíveis, e o mais interessante é que é uma nova descoberta a cada instante. Logo não subestime uma placa qualquer no meio da estrada indicando uma trilha, você descobrirá sempre paisagens fascinantes. Tudo bem sinalizado e organizado. 

COMO CHEGAR

A Aerolineas Argentinas tem voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre com conexão em Buenos Aires. Pela LAN , os voos saem de São Paulo e fazem conexão em Santiago, no Chile e escala em Auckland, para depois seguir para Sydney, na Austrália.

COMO CIRCULAR

A Nova Zelândia é ideal para viagens de carro. As estradas estão em boas condições e, apesar de os “kiwis”, como são chamados os locais, dirigirem na mão-inglesa, os carros são automáticos e isso não chega a representar problema, desde que o motorista tenha um pouco de habilidade. Além das locadoras multinacionais como Hertz e Avis A Nova Zelândia tem empresas de baixo custo, como a Ace Scotties e a Scotties. Essas companhias, menos conhecidas, geralmente têm agências um pouco afastadas dos aeroportos e estações, mas levam o carro até você sem custo extra.

O trem é uma ótima opção para deslocar-se dentro do país – os comboios panorâmicos atravessam regiões lindíssimas. As linhas férreas interessantes são da Tranz Scenic. Como as distâncias são gigantescas, muitas vezes o avião é o melhor meio de transporte, principalmente para quem tem pouco tempo. As opções são: Air New Zealand e a Jetsar, que opera voos de baixo custo.

Outra maneira de conhecer o país são os ônibus para mochileiros. Eles passam por todos os pontos de interesse e os passageiros podem subir ou descer em qualquer parada. O serviço mais famoso é o Kiwi Experience, mas é o tipo de opção contraindicada para quem quer sossego. O Naked Bus é uma companhia de transporte econômico (em vans e ônibus) que interliga o país e vende passagens só por internet. Comprando com antecedência de três semanas, pagam-se só US$ 10 para ir, por exemplo, de Auckland a Rotorua.

AS PRINCIPAIS CIDADES DA NOVA ZELÂNDIA SÃO:

Auckland


Mais conhecida como a cidade das Velas, Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia com uma média de 1,5 milhões de habitantes. É a cidade com maior número de barcos por habitantes do mundo e famosa pela Sky Tower, por suas lindas baías, parques e pelos milhares de vulcões inativos espalhados pela cidade.

A cidade conta com um ônibus de graça que irá percorrer os principais pontos turísticos. Mas caso queira se aventurar por outras áreas, você poderá usufruir da grande rede de transporte que inclui ônibus, barcos e trens. Para se informar sobre os itinerários consulte: Maxx

O clima de Auckland é normalmente quente e úmido (não tão quente como o Brasil), beirando o sub-tropical. Os verões são quentes e bem úmidos, e os invernos amenos e úmidos. Por sua geografia, a cidade conta com chuvas frequentes durante todo o ano, mas principalmente no inverno.

Queenstown


Se você ainda não descobriu onde fica o paraíso, vou dar uma dica: ele fica em Queenstown, escondidinho no meio da ilha sul da Nova Zelândia.

Essa é a segunda cidade de turismo do país e a capital dos esportes radicais no mundo. Porém também conhecida por suas belezas naturais, vinícolas e estações de esqui com paisagens maravilhosas e inesquecíveis.

Fica até difícil imaginar, mas é uma cidade de 15 mil habitantes, com tudo do bom e do melhor voltada principalmente ao turista.

Durante o verão, a cidade conta com muitas atrações naturais nos rios, lagos, trilhas e parques e no inverno a atenção é voltada para as montanhas de esqui: The Remarkables e Coronet Peak

Com mais tempo pela região, vale a pena esticar o passeio e visitar as cidades vizinhas de Arrowton (15 minutos), Glenorchy (40 minutos) e Wanaka (1 hora). 

Wellington


Essa é a capital e a segunda maior cidade do país situada no extremo sul da ilha norte. É o ultimo ponto de ligação com a ilha sul e de onde saem diariamente balsas levando vários produtos e passageiros.

Conhecida por suas atrações culturais, Wellington é uma cidade vibrante e charmosa com vários cafés e bares para se deliciar. Vale a pena caminhar na esplanada à beira do mar pelas lojas, parques e museus. O mais famoso é o Te Papa Museum que conta com várias exposições e atrações para toda família.

Também chamada de 'Windy Wellington', a cidade fica na região onde mais se venta na Nova Zelândia, logo não se espante se você voltar para o hotel todo descabelado. Repare: Não é à toa que a maioria das mulheres usam cabelos curtos.

Não deixe de visitar o famoso bondinho com entrada escondida perto do MacDonalds no centro. Ele irá te levar até o Jardim Botânico com umas das vistas mais bonitas da cidade e redondezas. 

O clima de Wellington é temperado e com muito vento. Os verões são temperados e ensolarados e o inverno é bem úmido com médias de 8°C. 

Christchurch


Christchurch é a maior cidade da Ilha Sul. A cidade ficou conhecida a pouco tempo pelo grande terremoto que destruiu grande parte do centro em 22 de Setembro de 2011.

Atualmente a cidade está se recuperando desse terrível incidente e tem o centro da cidade todo interditado. Porém, as redondezas estão liberadas para negócios e a cidade continua como porto de entrega para o resto da Ilha Sul.

O terremoto afetou grande parte das acomodações ao redor do centro, porém ainda existe um grande número de estabelecimentos que continuam operando ao redor da cidade. Cheque seu agente de viagens para maiores informações.

Rotorua



Rotorua, no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia, no distrito de Bay of Plenty, é bastante conhecida por seus parques e atrações geotermais. Entre os mais conhecidos estão os parque Te Puia, Waimangu Volcanic Village e Waiotapu, todos com tours organizados disponíveis e boa sinalização. A intensa atividade de seus gêiseres e piscinas de água quente atraem milhares de turistas para a região, mas elas não são a única atração por aqui. Pesca, rafting, mountain biking, jetboats, trekkings e canoagem são outras opções bem bacanas na área, repleta de belos lagos, bosques e infraestrutura bem montada para camping e trailers.

Berço do povo maori Te Arawa, Rotorua possui também atrações culturais como performances de dança, banquetes com comidas tradicionais e a vila Ohinemutu para se aprofundar um pouco mais nos costumes nativos. Uma turma um tanto mais diferente (e menores) também tem atraído pessoas para cá. Hobbiton, a cidade-cenário utilizada como locação da trilogia Senhor dos Anéis. Não fica muito perto (são 72 km de distância), mas há operadoras que organizam o tour.

No inverno, a pedida é explorar as pistas de snowboard e esqui do Monte Ruapehu, 180 km ao sul. E, como não podia deixar de ser, a região de Rotorua, deitada sobre um sítio entremeado de fontes termais, possui dezenas de hotéis e spas que possuem tratamentos de beleza e relaxamento diversos.

ONDE SE HOSPEDAR

Encontrar acomodação na Nova Zelândia é fácil e o valor vai depender de quanto pretende gastar e do tipo de acomodação que você procura. Auckland é a cidade mais cara, seguida por Wellington, Christchurch e Queenstown. Como em qualquer outro lugar, quanto mais bem localizada a acomodação, mais cara ela se torna. Na Nova Zelândia uma boa localização significa no centro da cidade, à Beira Mar ou com vista para uma paisagem deslumbrante. Sua escolha também vai depender dos programas que pretende fazer. O nível das acomodações é muito bom, e são em geral muito limpas e bem cuidadas, além do que tudo funciona do jeito que deveria funcionar mesmo que não seja tão novo.

Caravan Parks



Os Caravan Parks na Nova Zelândia são os melhores lugares para ficar se for viajar em uma Motorhome ou Campervan. Além disso, se você estiver procurando um local com infraestrutura para acampar, é dentro de um Caravan Park que vai achar. Um Caravan Park é uma espécie de camping que evoluiu para atender as exigências do mercado atual, e conta com áreas para acampar, áreas para motorhome, para Campervans, barracas, e ainda por cima oferece cabines (pequenos chalets), alguns com 2 quartos e opções de alto luxo. Caravan Parks oferecem completa infraestrutura, com banheiros masculinos e femininos, chuveiros de água quente, cozinhas comunitárias, churrasqueiras elétricas, salas de jogos e TV, lavanderia com lavadoras e secadoras operadas por moedas, enfim, tudo para sua conveniência, além de ser muito bem cuidado. O melhor de tudo é que o custo é barato, em média NZ$ 16 por pessoa por noite, num espaço com energia elétrica (powered site). Acampar ao relento (em locais públicos) seja em tenda ou viajando de Campervan ou Motorhome, é bastante tranquilo e seguro na Nova Zelândia e uma opção barata para quem deseja viver uma aventura.

Albergues



Backpackers Hostel é o nome que se dá aos Albergues na Nova Zelândia. Recebem em sua maioria viajantes do mundo inteiro, pessoas que estão vindo trabalhar em fazendas por períodos curtos e, em menor escala, estudantes. A maioria dos hóspedes são pessoas jovens, na faixa dos vinte e poucos anos, apesar de alguns aventureiros com mais experiência também optarem por essa modalidade de hospedagem. Os albergues na Nova Zelândia seguem o estilo do resto do mundo: quartos com 4, 6, 8, 15 camas, banheiro e cozinha coletivos, oferecendo mais ou menos facilidades de acordo com o valor. Os preços variam de NZ$ 18 por noite a NZ$ 28 dependendo do estilo e da cidade. Em Auckland, a média de preços está em torno de NZ$ 22 por noite. Para estadias mais longas alguns aceitam fazer um preço especial, basta negociar na recepção.

Bed & Breakfast 



Como o nome diz, é um tipo de hospedagem onde você fica na casa de alguém (pode ser um casal, uma família, ou uma única pessoa), e se tem um quarto só para o hóspede. Normalmente o quarto tem banheiro privativo, sendo que o uso de roupas de cama e toalhas limpas estão incluídas no preço. Além disso um café da manhã (ou pequeno almoço para os portugueses), é oferecido pela manhã. Existem vários tipos de Bed & Breakfast, desde os mais simples, até uns mais luxuosos, os que oferecem café da manhã mais simples e outros que oferecem fartura. A maioria dos Bed & Breakfast são tocados por um casal que os filhos já fizeram família e por isso está sobrando um quarto na casa, ou pessoas que têm uma propriedade num lugar especial com muito espaço. Os preços de B&B começam nos NZ$ 80 por noite, para um do tipo bem simples. Os mais luxuosos chegam a NZ$ 120 por noite ou mais, principalmente se oferecem uma localização espetacular, do tipo, casa na beira de um lago, com terreno e jardins floridos, e perto da cidade. Você pode reservar um Bed & Breakfast nos postos de informações turísticas em toda a Nova Zelândia.


Farmstay



Hospedar-se em uma fazenda na Nova Zelândia, cada vez mais tem atraído a atenção de pessoas do mundo inteiro, principalmente de Europeus e Americanos. O interessante em conhecer uma fazenda na Nova Zelândia, é que a tecnologia usada é fora de série, permitindo a qualquer pessoa que tenha interesse por assuntos de fazenda aprender novidades. Também tem o lado de ficar no campo, com aquela tranquilidade, o contato com a natureza, as belas paisagens e com os fazendeiros locais, além de comer alimentos produzidas na própria fazenda e participar de atividades diárias. O crescimento da procura e oferta de acomodação em fazendas foi tanto que hoje já se pode escolher em que tipo de fazenda deseja-se ficar, como por exemplo, de gado, de agricultura, de ovelha, de produção de uvas para vinho, enfim todas as modalidades estão disponíveis para o turista. Muitas dessas fazendas, permitem e até mesmo gostam que os hóspedes participem das atividades produtivas, e eles tem muito orgulho em ensinar. Algumas fazendas vão mais longe, e chegam a trocar o trabalho do hóspede, por comida e acomodação grátis. Num outro panorama, algumas fazendas tornaram-se verdadeiros parques temáticos das coisas do campo, onde o hóspede tem a disposição para alugar, quadriciclos  cavalos, bicicletas, barcos a motor para passear no lago, e por ai vai. Uma diária em uma fazenda custa em média NZ$ 80 para um casal, mas depende do tipo, do tamanho e das facilidades. 

Motéis


Sem dúvida os Motéis da Nova Zelândia são uma das melhores opções de hospedagem. São muito limpos, bem localizados, e o melhor de tudo é que o preço é bem em conta. Não tem nada a ver com "motéis" brasileiros. Famílias inteiras se hospedam, bem como viajantes, representantes comerciais, e em alguns casos os motéis aceitam residentes e hóspedes para longas temporadas. Uma das grandes diferenças entre um Motel e um Hotel, na Nova Zelândia, é o espaço interno que os quartos do Motel têm em relação ao Hotel. São amplos, com ambientes do tamanho de um apartamento normal, e possuem cozinha completa, com fogão, micro ondas e todo tipo de utensílio para cozinhar, bem como pratos, talheres, xícaras, etc... A geladeira é de tamanho normal, bem como mesa de jantar com cadeiras. Os preços são cobrados por quarto, e não por pessoa, sendo assim, casais, famílias ou grupos de viajantes, podem fazer bastante economia. Economiza-se também na comida, já que com uma cozinha completa pode-se comprar alimentos e bebidas no supermercado, para prepara-los no apartamento. Os preços de Motéis começam nos NZ$ 65, e podem chegar até NZ$ 120 dependendo das instalações (piscina térmica, sauna, etc). 


Hotéis



Já os hotéis não são diferentes do padrão encontrado ao redor do mundo, e os preços começam no mesmo patamar do Motel, subindo conforme o luxo e as facilidades. Um Hotel de 3 estrelas com café da manhã fica em em torno de NZ$ 180 para um casal. 

Não deixe de conferir nossas próximas postagens onde daremos dicas de ótimos lugares que você pode visitar e passeios inesquecíveis que você pode fazer para aproveitar tudo de bom que a Nova Zelândia tem a oferecer!


Fontes:  Viajeaqui.abrilPortal OceaniaGO Brazilian.

0 comentários:

Postar um comentário