quarta-feira, 23 de outubro de 2013


Como continuação do post anterior, hoje seguimos com os atrativos de Wellington, uma das principais cidades da Nova Zelândia. Vá preparando a listinha dos lugares que você deseja conhecer, pois serão muitos!


Museu da Nova Zelândia


Te Papa é o museu nacional da Nova Zelândia, conhecido por ser bicultural, erudito, inovador e divertido. Seu sucesso é construído pelas relações com a capacidade para representar a comunidade da Nova Zelândia.
As coleções abrangem áreas como: arte, história, história natural (incluindo coleções de arquezoologia, plantas, pássaros e outros vertebrados terrestres, mamíferos marítimos, insetos, peixes, moluscos, crustáceos e outros invertebrados marinhos), fotografia e cultura maori. As exposições são interdisciplinares e interativas, contando com eventos dinâmicos e programas de educação. Dentro do museu também há espaço para crianças, lojas e cafeteria.

Endereço: 55 Cable Street, PO Box 467 – Wellington, Nova Zelândia
Ingressos: Entrada gratuita, podendo ser cobrada alguma taxa para exposições e atividades específicas.
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias do ano, incluindo feriados. Das 10h às 21hs em quintas-feiras e das 10hs às 18hs nos outros dias da semana. Horário das lojas verificar no site.

Toi Pōneke Arts Centre


Toi Pōneke é o point em Wellington para obter informações artísticas, fazer networking e realizar discussões sobre temas atuais envolvendo artes. O local é interativo e consiste em espaço físico e online, criado para que qualquer pessoa possa acessar e contribuir com informações sobre o desenvolvimento das artes. Através do Hub você será capaz de encontrar recursos para desenvolver projetos, aulas e oportunidades de formação, conversas em grupos para compartilhar habilidades e experiências, participar de workshops, dentre diversas outras atividades.

Endereço: 61 Abel Smith Street, Te Aro - Wellington, Nova Zelândia
Horário de funcionamento: Das 10hs às 20hs durante a semana e das 10hs às 16hs aos finais de semana. Fechado em feriados.

Museum of Wellington City & Sea


O Museum of Wellington City & Sea celebra a história social, cultural e marítima de Wellington. Está localizado no coração da zona portuária de Wellington e está a 2 minutos do Lambton Quay e do teleférico. Ele fica na beira do mar, no Bond Store, um edifício histórico em Jervois Quay, em frente ao porto de Wellington. Tem uma coleção de itens que conta não só a história da cidade, mas tudo que envolve as questões marítimas da região. Assim que você entra no museu você já está imerso na história, dentro de um cenário que imita o interior de um navio. Lá dentro há histórias sobre o início da cidade. Tudo é contado a partir de fotos, músicas, vídeos e peças antigas. Um filme sobre a história de Wellington e a importância da proximidade do mar no desenvolvimento da cidade é mostrado em uma tela gigante que se estende pelos três andares. Permita-se gastar umas duas horas ali dentro, mesmo porque há um café muito bem decorado com uma excelente vista para o porto. É possível interagir com muitos dos itens do museu. Em uma das diversas alas, há a reprodução completa do interior de um navio, onde você pode até mesmo experimentar deitar em uma das camas super compactas. 

Endereço: Queens Wharf - 3 Jervois Quay - Wellington, Nova Zelândia 
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias 10:00 às 17:00. Fechado no Natal.
Ingressos: Entrada gratuita

Cable Car Museum 


Cable Car Museum conta a história dos 110 anos do “bondinho” de Wellington, e toda a transformação nesse período. No local é possível entrar em uma versão mais antiga (de 1905) e original do Cable Car, que já funcionou a vapor. No andar de baixo, uma outra versão de 1970 e ainda uma sala das máquinas, onde toda a engrenagem do carro é reproduzida em detalhes. Em uma salinha de cinema, alguns vídeos ilustrativos em 3D são apresentados com informações detalhadas sobre o Cable Car, a estrutura, a construção, a evolução e algumas estatísticas. O museu também tem uma sala de homenagem aos criadores do Cable Car, onde alguns quadros contam um pouco da história e a contribuição de cada um. O museu fica na entrada do Jardim Botânico, no topo do trajeto do Cable Car e ao lado de um mirante com a melhor vista de Wellington. No local, há uma lanchonete bem completa e uma loja de souvenirs

Ingressos: Entrada gratuita, mas as visitas guiadas são pagas, consulte valores no site.
Horário de funcionamento:  Aberto todos os dias entre 9h30 e 17h. Fechado no Natal.

Andando de Cable Car


Como uma alternativa original aos transportes clássicos, o Cable Car liga o centro de negócios ao Jardim Botânico, o Planetário, a Universidade Victoria e o Zealandia, um aviário com aves típicas da Oceania. O percurso também pode ser feito de carro, mas o charme está naquela locomotiva de 110 anos que sobe por um trilho inclinado e na vista que se tem lá do alto. É o principal cartão postal da cidade. Uma boa opção é comprar o bilhete apenas de ida ($ 3,5) e descer percorrendo o Jardim Botânico. O Wellington Cable Car acolhe indivíduos e grupos com deficiências ou necessidades especiais. Os teleféricos são acessíveis para cadeiras de rodas convencionais e motorizadas.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 7h às 22h, nos sábados das 8h30 às 22h e nos domingos e feriados entre 9h e 21h. Saída a cada 10 minutos. 
Ingressos: A entrada e bilheteria fica no Lambton Quay, n° 280, ao lado de um Mc Donalds. O bilhete custa $ 7 dólares neozelandeses para ida e volta. Crianças e estudantes pagam $ 2,5. 

Jardim Botânico de Wellington


No topo do morro, na parada final do Cable Car, há o Jardim Botânico, um espaço com 25 hectares de paisagem única, com um trabalho de paisagismo encantador, diversos lagos, e uma infinidade de espécies de flores e plantas. Todas as trilhas são muito bem sinalizadas e apesar de imenso e com diversas atrações diferenciadas, não há chance de se perder lá dentro. A entrada é gratuita, mas quem preferir, pode optar pelo tour guiado que custa $ 4 dólares neozelandeses, mas deve ser agendado com antecedência pelo email (treehouse@wcc.govt.nz). Se você achar que ainda há dúvidas ou curiosidades, eles dispõe de um serviço muito legal chamado “Ask a gardener”. Você envia um email (treehouse@wcc.govt.nz) e eles respondem. O Jardim Botânico funciona desde 1868 e no auge da primavera chega a cultivar 25 mil tulipas. O local é dividido em várias partes como a Casa da Begônia, com orquídeas, begônias, plantas ornamentais e um lago com diversas plantas aquáticas. Nessa área há uma loja com diversos souvenirs, artesanatos e produtos práticos para jardins. Entre as muitas trilhas, há uma em braile, destinada aos deficientes visuais, mas incentivada também àqueles que enxergam, pois os detalhes do caminho aguçam outros sentidos além da visão. Na loja, há folhetos explicativos sobre a trilha em braile. Ainda dentro do Jardim Botânico há uma lanchonete, um parque infantil com diversos brinquedos e um observatório, onde em uma das salas, similar a de um cinema, o visitante observa uma projeção do espaço. 

Endereço: O Jardim Botânico fica a poucos minutos do centro de Wellington, e tem fácil acesso. Há muitas entradas: pela Glenmore Street, Salamanca Road, Upland Road e pelo Cable Car. Quem está de carro só tem acesso pela Glenmore Street, que é também a entrada principal. 
Ingressos: Entrada gratuita
Horário de funcionamento: De setembro à março das 9hs às 17hs e de abril a agosto das 9hs às 16hs. Em fins de semana e feriados das 10hs às 15hs. Fechado na Sexta-feira Santa, Natal e Ano Novo.

Estátua de Richard John Seddon


Richard John Seddon (22 de junho de 1845 - 10 de junho 1906), também conhecido como Rei Dick, é até hoje o mais antigo primeiro-ministro da Nova Zelândia. Ele é considerado por alguns, incluindo o historiador Keith Sinclair, como um dos maiores líderes políticos da Nova Zelândia. Em 1906 Seddon morreu de um ataque cardíaco em seu caminho de volta da Austrália. Dois anos mais tarde o comitê Hokitika Seddon Memorial pediu ao conselho local permissão para erigir uma estátua em sua homenagem. Com a devida autorização e os fundos levantados através de subscrição pública, W. Parkinson & Co. foram contratados para esculpir sua estátua.

Endereço: 14 Sewell Street, HOKITIKA. Located in front of Hokitika Government Buildings (otherwise known as Seddon House).
Ingressos: visitação gratuita

Edifício do Parlamento


Em meio a prédios altos e modernos de Wellington está o edifício do Parlamento Neozelandês e a sede do governo, conhecido como Beehive. O prédio é, no mínimo, curioso com seu formato de “bolo de noiva”. Ao lado, a St. Paul Catehedral, construída no estilo gótico, marca aquela praça exótica no meio da modernidade da capital. O Parlamento tem visitas guiadas e gratuitas em horário de expediente. Guias treinados explicam sobre o trabalho dos políticos e do governo, mostram como funciona a estrutura do prédio (que é anti-terremoto), falam sobre a decoração e ainda te levam para acompanhar uma sessão se esta estiver acontecendo. Não é obrigatório, mas é bom agendar um horário antes pelo site. O tour dura cerca de uma hora. 

Endereço: Molesworth St, Wellington 6160, Nova Zelândia. Clique aqui para informações mais detalhadas de como chegar até o local.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira das 9hs às 17hs. Sábados e grande parte dos feriados das 9:30 às 16hs e nos domingos das 10:30 às 16hs. Fechado no Natal, Ano Novo, 2 de janeiro, 6 de fevereiro e Sexta-feira Santa.
Ingressos: visitação gratuita

Um passeio pelo mar da Nova Zelândia


Se você vai a Wellington, não deixe de fazer um passeio de barco e conhecer um pouco melhor a região. A Dominion Post Ferry oferece uma viagem que dura aproximadamente uma hora e meia e te coloca de frente com paisagens de tirar o fôlego. Durante o passeio é comum ver golfinhos ou acompanhar treinos ou mesmo competições de esportes aquáticos. O barco acomoda cerca de 90 passageiros, tem dois andares com poltronas confortáveis e uma lanchonete completa. O deck superior não é coberto e é um excelente ponto para fotos, apesar do vento gelado mesmo no verão e do balanço constante. A tripulação é simpática e agradável e está sempre disposta a te contar histórias e curiosidades sobre a região. A embarcação é usada tanto para turismo quanto como meio de transporte entre duas ilhas. Se quiser, você também pode descer nas outras ilhas (que dizem ser igualmente interessantes como Wellington), explorar o local e pegar o barco de volta em outro horário. De qualquer forma, tomar um chopp em um dos píers e apenas apreciar a vista do mar já é um belo de um programa. 

0 comentários:

Postar um comentário